Pôneis também se destacam na modalidade Atrelagem

As competições mais conhecidas de Atrelagem Esportiva, modalidade regulamentada pela FEI – Federação Equestre Internacional, são disputadas por condutores no controle de quatro, dois ou um cavalo. No entanto, poucos sabem que as mesmas provas podem ser feitas com quatro, dois ou um pônei.

Existem três tipos de competição, que podem ser combinados: Adestramento, Maratona e Maneabilidade (condução em obstáculos).

Na prova de Adestramento, são julgados: liberdade e regularidade dos passos; facilidade e harmonia de movimentos; e a impulsão e correto posicionamento do animal nos movimentos. O condutor é julgado pelo seu estilo, habilidade de condução e comando geral de sua equipe.

Maratona, prova mais disputada na Europa, acontece em um circuito de no máximo de 22 km, dividido em 5 seções, incluindo obstáculos naturais como curvas apertadas, água e descidas de inclinação acentuada e obstáculos artificiais. Conta para avaliação a condição física dos cavalos, bem como o controle dos cavalos por parte do condutor.

A Maneabilidade (condução em obstáculos) é realizada em picadeiro de areia ou grama, testando a condição física dos cavalos depois da maratona (quando realizada) em circuito que inclui um máximo de 20 obstáculos (cones). O veículo e os cavalos (ou pôneis) têm de passar entre as barreiras (cones que definem cada obstáculo), podendo a competição pode ser dirigida para o número de obstáculos derrubados ou no cronômetro (contra o relógio).

Scroll Up